Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

2 Dedos de Conversa

Espaço onde pretendo falar de tudo um pouco . Estados de Espírito, Emoções , e Pensamentos. Crescimento e Desenvolvimento Pessoal. Pro Age / Ser Mulher

2 Dedos de Conversa

Espaço onde pretendo falar de tudo um pouco . Estados de Espírito, Emoções , e Pensamentos. Crescimento e Desenvolvimento Pessoal. Pro Age / Ser Mulher

Sex | 03.02.17

Comércio Local..Comércio com Rosto#2

Sónia Azevedo

olhao.jpg

Nesta segunda rubrica sobre o comércio local, comércio com rosto, não poderia deixar de falar sobre o tão afamado mercado de Olhão , tão rico nos seus  produtos, quanto tão belo na sua arquitetura, cuja data de construção é de 1912 e inauguração em 1916.

A localização é priviligiada , pois fica na zona ribeirinha da cidade com vista para a ria e suas ilhas.

Num edifício está centrado a comercialização do peixe e mariscos, no outro a comercilaização de hortaliças , frutas e as iguarias regionais , como os figos recheados, licores, compotas etc..

 

Estive à conversa na banca da D. Angelina , que hoje por motivos de saúde não se encontrava ,(desejo as suas rápidas melhoras), mas fui calorosamente recebida pela sua mãe e filha e a beleza deste comércio é o reunir nesta banca três gerações, avó , filha e neta e o atendimento de uma simpatia inigualável. Reconhecem cada rosto que por lá passa e há sempre tempo para 2 dedos de conversa.

 

unnamed 3.jpg

 

 

 

unnamed.jpg

frutos secos.jpg

 Dá vontade de comprar tudo e mais alguma coisa , sendo que praticamente todos os produtos são comercializados pelos próprios produtores.

unnamed 1.jpg

A frescura e qualidade dos produtos versus preço é mais do que aceitável. E dá gosto passear aqui por todo o ambiente pitoresco que se respira.

Já no mercado do peixe é difícil escolher a banca para comprar .

A variedade de oferta é tanta que não se sabe bem onde parar.

Dei um saltinho à banca da Paulinha. 

Que é especialista na venda de peixe mais graúdo . E aconselha como ninguém!

unnamed 2.jpg

 Como o espadarte , atum , garoupa, e muxama.

mux.jpg

 

Para quem não conhece deixo aqui a foto e passo a explicar , que a Muxama é feita com os lombos de atum,  estes são secos e salgados, uma espécie de presunto do mar. E é uma receita que já os fenícios e romanos usavam à cerca de dois mil anos.

Portanto só tenho a dizer que quando visitarem Olhão , as suas praças são paragem obrigatória.

 

olhao 6 coul 1200.jpg

 

Não te esqueças , o comércio local precisa de ti , e tu sairás muito mais rico!

Bjinhos

 

3 comentários

Comentar post