Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

2 Dedos de Conversa

Espaço onde pretendo falar de tudo um pouco . Estados de Espírito, Emoções , e Pensamentos. Crescimento e Desenvolvimento Pessoal. Pro Age / Ser Mulher

2 Dedos de Conversa

Espaço onde pretendo falar de tudo um pouco . Estados de Espírito, Emoções , e Pensamentos. Crescimento e Desenvolvimento Pessoal. Pro Age / Ser Mulher

Qua | 20.12.17

Presentear

Sónia Azevedo

presentes.jpg

 

O gesto de presentear, ao contrário de que muitos pensam, não é uma invenção da sociedade capitalista, e onde não existe um significado por de trás do gesto que não o de movimentar o comércio.

O acto ou gesto de presentear, tem uma grande importância desde os primórdios da sociedade.

A prática de trocar presentes, acompanha a evolução humana, há muitos anos e em diferentes sociedades, tendo contribuído para o fortalecimento de amizades,transmitir solidariedade, demonstrações de respeito e agradecimentos, e até mesmo estreitar a confiança entre povos , independentemente das suas culturas, idiomas e origens. Significado este do presentear sempre compreendido e valioso por mais diferenças que houvessem.

Muito mais que sentirmos prazer e reforçarmos laços de todos os tipos, oferecer presentes é uma questão de tradição e cultura universal.

Presentear assume assim um significado, muito mais abrangente ecomplexo, uma vez que se torna um ritual poderoso, que honra acontecimentos marcantes.

 

É exactamente por isto que, oferecer um presente a alguém nos traz tanta alegria e prazer, o presente acaba por assumir um simbolo de união e acolhimento.

Desta maneira, não só aquele(a) que está a receber o presente se sente importante e querido, como quem o dá se sente feliz e satisteifo por este ter sido aceite.

Presentear, pode significar afeto, alegria, admiração, mostrar que te lembraste de alguém, e até mesmo uma mensagem de amor. É a intenção de fazer feliz.

É sem dúvida uma forma poderosa de comunicação, replecta de significado emocional, que chega a ser mais intenso que as próprias palavras.

O presentear é uma maneira de demonstar que nos importamos e que nos lembramos dos que nos são mais próximos e amados, e dos que nos são queridos , e têm uma participação importante nas nossas vidas.

A todos os que me acompanham por aqui , sintam-se todos presenteados,

Gratidão.

Bjinhos e Amor 

 Sónia 

SeR para CresCeR

 

7 comentários

Comentar post